RSS

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia do Desbravador

Usamos esta fábula em um Dia do Desbravador, em CG, há muito tempo atrás. Porém, resolvi compartilhá-la aqui no blog, já que estamos no mês do desbravador. Foi escrita pelo meu pai e pode ser adaptada de várias maneiras (encenação, cartazes ilustrados pelos desbravadores, etc). Espero que ela lhes seja útil.

O pesadelo que terminou bem

"Mamãe! Tive um sonho horroroso, pesadelo mesmo. Sonhei com uma porção de monstros correndo atrás de mim e dos meus amiguinhos...Primeiro, foi o monstro das DROGAS. Ele estendeu suas garras afiadas e, com uma voz cavernosa e uma risada macabra, falou bem assim: -- Deixem vir a mim as criancinhas, porque elas vão ser do reino do vício, da escravidão e do desespero, hahahahhaha...

Logo depois, veio um tal monstro da MARGINALIDADE. Ele tinha uma bocarra imensa, língua aberta no meio (igual de cobra) e dentes de crocodilo. Chegou pertinho da gente e rosnou: -- Deixem vir a mim as criancinhas, porque elas vão ser do reino do crime, da maldade e da morte certa... Grrr...

O terceiro era o monstro da IGNORÂNCIA. Tem cara de boi-sonso, parece inofensivo, fala acaipirado, mas só se faz de besta. Ele quer é capturar a gente: -- Óia, deixa as crianças vir pra mim... tenho um presentinho pra elas aqui, ó. Ingresso garantido para a Burrolândia... Estudar pra quê? O bom é ver tevê...

Outro bicho feiosão é o monstro da VIOLÊNCIA. Sabia que ele se esconde até dentro de casa e muita gente não vê? Fica lá, enrolado num cantinho atrás da porta, pronto para dar o bote e falando baixinho: -- Deixem vir a mim as criancinhas, porque elas vão ser do reino da dor, da tristeza, do trauma e da revolta...

O monstro da DIVERSÃO também é bicho-papão, mas tem gente que não acredita. Tudo que ele quer é ocupar a cabeça da menina pra tomar o lugar de Deus! E ele se disfarça com uma porção de máscaras... -- Deixem vir a mim as criancinhas, porque elas vão ser do reino dos Pokemóns, dos Gárdulas, da Xuxa, dos games...

Foi terrível, mãe! Ainda bem que você me deu esse escuda aqui, com essa espada, escrito DESBRAVADORES. Com ele, eu e meus amiguinhos nos defendemos enquanto corremos para junto de Jesus. Ele botou os monstros todos para correr e repetiu aquele verso que a senhora ensinou pra gente: -- Deixem vir a Mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus!"
(ER.RO.LI.RA)

0 comentários: