RSS

terça-feira, 28 de abril de 2009

Anorexia Espiritual

[Clique aqui para fazer o download do vídeo]

Texto retirado do site Opinião Cristã

Tem-se ouvido falar muito de anorexia ultimamente nos jornais, revistas, internet, devido à morte da modelo Ana Carolina Reston. Trata-se de uma doença psico-somática, ou seja, começa na mente e reflete no corpo. O indivíduo deixa de comer julgando estar acima do peso. O corpo que vê refletido no espelho não é correspondente à realidade, está esquelético, porém ainda se vê “gordo”. É inevitável que logo venha à nossa mente a pergunta: por quê? Porque uma pessoa decide parar de comer até ao ponto da desnutrição e morte? Seria algum tipo de loucura?

Se examinarmos o caso da modelo em questão teremos algumas pistas. Ana Carolina “precisava” estar magra para ter trabalhos como modelo. Mas isso não precisava ser bem assim. Qualquer um de nós pensaria: quem, em sã consciência, pode achar bela uma mulher esquelética? Ana Carolina era bela por natureza e não seriam alguns quilos a mais (na verdade faltavam quilos) que tirariam essa beleza. Poder-se-ia pensar: mas isso acabaria com sua carreira. Também não é bem assim. Na verdade, Ana Carolina tinha convites para ensaios fotográficos e estes não exigem modelos esqueléticos, porém Ana Carolina queria desfilar em passarela e para isso não mediria esforços. Atraída pelo dito “glamour” das passarelas foi de encontro à morte. Aqui temos um ponto chave do problema. Quando se quer muito uma determinada coisa, a qualquer preço, estamos numa situação de reféns deste desejo e as conseqüências poderão ser desastrosas.

Nos jogos olímpicos de 2000 fez-se uma pesquisa confidencial entre os atletas. Uma das perguntas foi: Se houvesse uma droga que garantisse a você ganhar a medalha de ouro e fosse indetectável, porém o levasse à morte num prazo de 5 anos, você a tomaria? Surpreendentemente quase 50% dos atletas responderam que sim! Temos assim o mesmo princípio da anorexia, vale qualquer esforço por um objetivo, mesmo que ele leve à morte.

Assim seria muito razoável pensar que a anorexia é primeiramente um problema espiritual. A fragilidade da formação moral e espiritual das pessoas é que as levam a buscar aquilo que não satisfaz. Tenta-se alimentar o vazio espiritual com aquilo que, em vez de alimentar, leva à morte. “Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz?” (Is 55:2). Os atletas olímpicos trocariam suas vidas pela glória da medalha de ouro. As modelos que morrem de anorexia estão pagando com a vida para estarem no mundo de fantasia e “glamour” das passarelas. Jesus nos desafia com a pergunta: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mt 16:26. O falso alimento – ganhar o mundo – na verdade produz a morte. Portanto, trata-se primeiramente de anorexia espiritual.

Há muitos que se dizem cristãos e também estão morrendo de anorexia espiritual. Deixaram a fonte da vida para correrem atrás dos encantos do mundo que, além de passageiro e enganoso, cobram um preço muito alto: o afastamento de Deus e a morte física e espiritual. Isso acontece quando passamos a avaliar nossas vidas pelos padrões do mundo, usando dos mesmos critérios de sucesso para trazer felicidade. Nosso dia-a-dia é pautado pelos usos e costumes do mundo. Avaliamos desde nossas necessidades básicas aos nossos ideais, pelos critérios mundanos. Uma vez que isso não nos alimenta espiritualmente, a carência das coisas de Deus em nossas vidas nos adoece espiritualmente. Similarmente à anorexia nervosa, a anorexia espiritual deixa o doente inconsciente de seu estado. O anoréxico espiritual não se reconhece como tal e procura as mais diversas desculpas e argumentos simplistas do tipo – todo mundo faz; não sou tão radical; não vejo problema algum etc. Afastam-se do convívio dos outros crentes para que o testemunho desses não lhes incomode. É preciso a atuação do Espírito Santo no coração dos “anoréxicos” e também um esforço por parte desses para que o verdadeiro alimento espiritual possa fazer a sua obra.

Devemos nos encher do Espírito e buscar o verdadeiro alimento na palavra de Deus e de sua prática. Somos convidados a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça – e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33). [Fonte: www.opiniaocrista.net]

1 comentários:

Tâmisa Caroline - Manaus/AM disse...

Ellen gostei muito do seu artigo sobre a anorexia espiritual, gostaria apenas de acrescentar que, como a anorexia assim como, a anorexia espiritual, começa na mente e se reflete no corpo. A mente é primeiramente afetada por satanás e em consequência o corpo padece.