RSS

sábado, 9 de outubro de 2010

Bolsa da Ellen de Cara Nova

Oi gente!

Acabo de conseguir mudar o visual do Blog Bolsa da Ellen! Há algumas semanas estava pesquisando alguns templates gratuitos, mas não imaginava que era tão fácil. Fiquei tão feliz com o resultado que resolvi publicar este post para compartilhar minha alegria e ainda tentar ensinar como fazer.

Pra começar, vou indicar o site onde encontrei esse template que estou usando, que tem mais de 2.500 modelos bem legais (específicos para a tecnologia Blogger). É o BTemplates.Com

Quando você conseguir decidir qual modelo tem mais a ver com o seu Blog, é só clicar na opção Download e salvar o arquivo no seu computador. O arquivo vai vir numa pasta zipada. Dentro dela, tem dois arquivos no formato TXT, explicando como fazer para instalar o layout (em inglês) e o arquivo XML, que é o que interessa.

Graças a ferramenta de idiomas do Google, aqui vai a explicação de como fazer o upload de modelos do Blogger:

1. Baixe o seu modelo do Blogger XML a partir de BTemplates.com.
O modelo está contido em um arquivo zip (winzip, winrar), para garantir que você tenha extraído o modelo XML.
2. Extraia o conteúdo zipado, salvando-o no seu disco rígido.
3. Entre no seu painel do Blogger e vá para Layout ou Design e clique na opção Editar HTML (está bem no topo da página, entre os links "Elementos da Página" e "Designer do Modelo")
4. Certifique-se de fazer backup de seu modelo antigo no caso de você decidir usá-lo novamente. Para fazer isso, clique em "Baixar modelo completo" e salve o arquivo no seu disco rígido.
5. Logo abaixo, você vai encontrar a opção "Faça upload de um modelo de um arquivo no seu computador". Daí é só procurar o arquivo XML que você extraiu e clicar em "upload".
6. O HTML do seu novo modelo será exibido na caixa abaixo. Você pode visualizar seu modelo ou simplesmente guardar para começar a usá-lo!
7. Divirta-se!

No meu caso, depois que fiz o upload do arquivo XML, apareceu uma mensagem dizendo que o novo visual do Blog não tinha alguns Gadgets (aqueles conteúdos que, geralmente, ficam à direita do Blog) e perguntando se eu gostaria de mantê-los ou excluí-los definitivamente. Cliquei em "Manter" e salvei o modelo.

O novo visual já estava no ar e eu precisei apenas fazer algumas alterações na barra lateral, que ficou um pouco desorganizada. Para isso é só fazer aquele procedimento normal no painel do Blogger, na aba Design - Elementos da Página. Arrastei os Gadgets para a posição correta e alterei alguns títulos de Gadgets que tinham voltado para a versão em inglês.

Mas antes disso, tive que descobrir como entrar no painel do Blog, já que aquela barra superior do Blogger tinha desaparecido. Percebi que, entre os Gadgets, tinha uma opção "Tecnologia Blogger" e foi só clicar ali que abriu o painel =) Ufa!

Além disso, como o template escolhido já possuía os botões de Feeds e Twitter, tive que fazer uma pequena alteração no código HTML dele. Isso porque o Feeds configurou certinho automaticamente. Porém, o botãozinho do Twitter mandava para o endereço do btemplates ao invés do meu. Daí, tive que entrar novamente no painel, escolher a aba Design/Edital HTML e susbtituir, no final do código, o endereço do Twitter.

Como o código HTML era muito extenso, meu maridão lindo me deu a ideia de copiar todo o código HTML e colar no Word, só pra eu encontrar o texto mais rápido na ferramenta "Localizar". Assim, como vi que o tal endereço estava na página 20 de 22, voltei para o painel do Blogger e já fui direto para o final do código onde alterei apenas "twitter.com/btemplate" por "twitter.com/ellencbr". E deu TUDO certo no final!

Então, é isso. Espero ter ajudado!

Bjinhus e o desejo de um ótimo início de semana com as bênçãos do nosso Pai Celestial =)

4 comentários:

Cida Kuntze disse...

Oi Ellen!
Obrigado pelas dicas amiga, que legal vc compartilhar isso.
Se eu decidir mudar o meu, achar algo legal, te chamo pra vir aqui me ajudar, pois não sei se conseguirei fazer tudo isso...srsrs. Brincadeira, mas eu chamo mesmo...rsrsrs. Beijos linda e uma ótima continuação de sábado.

Celina Silva Pereira disse...

Oi, Ellen, achei super legal sua descoberta e a escolha do novo modelo. Mas, se decidir escolher um novo modelo para meu blog, não sei se vou conseguir operacionalizar a mudança.
Talvez te peça auxílio. Rs.
Bom feriado.
Celina

Ellen Ramos Gonçalves disse...

Oi meninas!
Podem contar comigo ;)
Obrigada pelo apoio!
Bjinhus.

Patty Cakes disse...

Ellen,ótimo post!Vou tentar mudar a a cara do meu blog.
http://nudebrecho.blogspot.com.br/