RSS

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O contrato de casamento

No ritmo da penúltima capa da Revista Veja, resolvi relembrar com vocês dois artigos que me chamaram muito a atenção mesmo antes de estar casada. O articulista é o Stephen Kanitz (administrador por Harvard). Ele geralmente escreve sobre economia, bolsa de valores, crise, etc... Mas, às vezes, ele escreve sobre a instituição matrimonial de uma forma muito mais impressionante do que muitos sermões de casamento.

Imaginando que eles podem ser úteis pra muita gente, transcrevo abaixo "O contrato de casamento", publicado na Revista Veja - Edição 1873, de 29 de setembro de 2004. Amanhã postarei "O Segredo do Casamento".

"Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusgas do dia-a-dia de forma construtiva, o que muitos casais não aprendem, e alguns nem tentam aprender"

Na semana passada comemorei trinta anos de casamento. Recebemos dezenas de congratulações de nossos amigos, alguns com o seguinte adendo assustador: "Coisa rara hoje em dia". De fato, 40% de meus amigos de infância já se separaram, e o filme ainda nem terminou.

Pelo jeito, estamos nos esquecendo da essência do contrato de casamento, que é a promessa de amar o outro para sempre. Muitos casais no altar acreditam que estão prometendo amar um ao outro enquanto o casamento durar. Mas isso não é um contrato.

Recentemente, vi um filme em que o mocinho terminava o namoro dizendo "vou sempre amar você", como se fosse um prêmio de consolação. Banalizamos a frase mais importante do casamento. Hoje, promete-se amar o cônjuge até o dia em que alguém mais interessante apareça. "Eu amarei você para sempre" deixou de ser uma promessa social e passou a ser simplesmente uma frase dita para enganar o outro.

Contratos, inclusive os de casamento, são realizados justamente porque o futuro é incerto e imprevisível. Antigamente, os casamentos eram feitos aos 20 anos de idade, depois de uns três anos de namoro. A chance de você encontrar sua alma gêmea nesse curto período de pesquisa era de somente 10%, enquanto 90% das mulheres e homens de sua vida você iria conhecer provavelmente já depois de casado.

Estatisticamente, o homem ou a mulher "ideal" para você aparecerá somente, de fato, depois do casamento, não antes. Isso significa que provavelmente seu "verdadeiro amor" estará no grupo que você ainda não conhece, e não no grupinho de cerca de noventa amigos da adolescência, do qual saiu seu par. E aí, o que fazer? Pedir divórcio, separar-se também dos filhos, só porque deu azar?

O contrato de casamento foi feito para resolver justamente esse problema. Nunca temos na vida todas as informações necessárias para tomar as decisões corretas. As promessas e os contratos preenchem essa lacuna, preenchem essa incerteza, sem a qual ficaríamos todos paralisados à espera de mais informação.

Quando você promete amar alguém para sempre, está prometendo o seguinte: "Eu sei que nós dois somos jovens e que vamos viver até os 80 anos de idade. Sei que fatalmente encontrarei centenas de mulheres mais bonitas e mais inteligentes que você ao longo de minha vida e que você encontrará dezenas de homens mais bonitos e mais inteligentes que eu. É justamente por isso que prometo amar você para sempre e abrir mão desde já dessas dezenas de oportunidades conjugais que surgirão em meu futuro. Não quero ficar morrendo de ciúme cada vez que você conversar com um homem sensual nem ficar preocupado com o futuro de nosso relacionamento. Nem você vai querer ficar preocupada cada vez que eu conversar com uma mulher provocante. Prometo amar você para sempre, para que possamos nos casar e viver em harmonia".

Homens e mulheres que conheceram alguém "melhor" e acham agora que cometeram enorme erro quando se casaram com o atual cônjuge esqueceram a premissa básica e o espírito do contrato de casamento. O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível mundo afora, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você prometeu amar para sempre.

Um dia vocês terão filhos e ao colocá-los na cama dirão a mesma frase: que irão amá-los para sempre. Não conheço pais que pensam em trocar os filhos pelos filhos mais comportados do vizinho. Não conheço filho que aceite, de início, a separação dos pais e, quando estes se separam, não sonhe com a reconciliação da família. Nem conheço filho que queira trocar os pais por outros "melhores". Eles aprendem a conviver com os pais que têm.

Casamento é o compromisso de aprender a resolver as brigas e as rusgas do dia-a-dia de forma construtiva, o que muitos casais não aprendem, e alguns nem tentam aprender. Obviamente, se sua esposa se transformou numa megera ou seu marido num monstro, ou se fizeram propaganda enganosa, a situação muda, e num próximo artigo falarei sobre esse assunto.

Para aqueles que querem ter vantagem em tudo na vida, talvez a saída seja postergar o casamento até os 80 anos. Aí, você terá certeza de tudo.

domingo, 29 de agosto de 2010

Saiu na VEJA: Casar Faz Bem!

Talvez você até já tenha lido esta matéria... mas achei interessante publicar o post mesmo assim.

É lógico que pra nós, cristãos, o casamento vai muito além do que tudo o que foi escrito na reportagem. Porém, achei incrível uma revista do estilo da VEJA publicar uma matéria assim. Tudo bem que a VEJA pode, simplesmente, estar mancomunada com a "indústria do casamento" que existe hoje em dia só pra roubar o dinheiro dos noivos apaixonados. Mas ainda assim, podemos extrair muita coisa boa destas oito páginas.

Se você não tem acesso à revista e gostaria de ler a matéria, basta clicar na imagem abaixo e baixar o pdf gratuitamante (é só esperar aqueles segundos=). Se tiver alguma dúvida na hora de baixar, leia o tutorial sobre Download de Arquivos.

CASAMENTO
POR QUE ELE CONTINUA A VALER A PENA
A instituição mais antiga da história da sociedade é também a que mais se transformou nas últimas décadas. Encarada com clareza, porém, ela pode ser, uma imensa fonte de satisfação e felicidade

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Chegou a hora! Esta é a chance

Olá! Este é um pequeno texto escrito pelo meu pai para fazer parte de um boletim de uma das edições do Congresso De Jovem Para Jovem, em Campo Grande, MS. Este evento já realizado há 16 anos, ininterruptamente, e tem como diferecial o alto nível de oradores e participações musicais, além de muita espiritualidade.

Bom, nesta edição (que eu não me lembro em qual ano foi) este texto fez parte da reflexão e pode servir para você pensar ou até utilizá-lo em sua igreja.

Chegou a hora! Esta é a chance.

Sansão, entre as colunas, embora cego, viu que aquela era a hora e fez seu último pedido a Deus. Dê-me FORÇA, Senhor! E Deus lhe ouviu na hora.

Zaqueu não pensou duas vezes. Sabia que aquela era a hora e subiu na árvore. Queria PERDÃO, mas não se achava à altura para merecê-lo. Cristo o aceitou na hora.

O cego Bartimeu também não deixou para depois. Aquela era a hora, talvez sua única oportunidade. E ele clamou por COMPAIXÃO ao Filho de Davi. Foi curado na hora.

Pedro percebeu que aquela era a hora e gritou por SOCORRO antes que se afogasse. Pescador experiente, sabia nadar, mas não ousou tentar salvar-se por si mesmo. Jesus lhe estendeu a mão bem na hora!

O ladrão na cruz, na última hora, fez, talvez, a única coisa certa de toda a sua vida. Precisava de tudo isso: força, perdão, compaixão, socorro... E recebeu tudo na mesma hora em uma única promessa: "Estarás comigo no Paraíso!"

Quer você estar lá também? Quem sabe, aproveita a hora, não espera outra acontecer.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jerusalém

Olá! Esta é a original de uma das minhas músicas favoritas. Em português, cantada pelo Cânticos Vocal, com o mesmo arranjo. Abaixo, transcrevi as letras em inglês e português.



Jerusalem
The Hoppers

John saw the city, that could not be hidden
John saw the city, oh yes he did
John saw a glimpse of the golden throne
Tell me all about it, go right on
Around the throne he saw the crystal sea
There's got to be more, what will it be
I want to go, to that city he saw
New Jerusalem

(Chorus)

Jerusalem
I want to walk, your streets that are golden
And I want to run, where the angels have trod,
Jerusalem
I want to rest, on the banks of your river
In that city, the city of God

John saw the lion, lay down by the lamb
I want to know everything about that land
John saw the day but he did not see night
The lamb of God well, he must be the light,
And he saw the saints worship the great I am
Crying worthy, worthy is the lamb
I want to go to that city he
saw
New Jerusalem

(Chorus)...

Jerusalem, Jerusalem
Sing for the night is o'er
Hosanna in the highest
Hosanna forever
Forever more

Jerusalem
I want to walk, your streets that are golden
And I want to run, where the angels have trod,
Jerusalem
I want to rest, on the banks of your river
In that city, the city of God
The city of God
Jerusalem, Jerusalem
The city of God, is the city of God
========================

Jerusalém
Cânticos Vocal

João viu o trono, morada de Deus.
Santa cidade, Jerusalém.
Sua luz brilhava como cristal.
Santa beleza, é sem igual.

Ao redor do trono existe um rio.
A árvore da vida, sim ele viu.
Eu quero ir pra este lugar, Jerusalém!

Jerusalém, vou caminhar nas ruas de ouro.
Irei abraçar o meu Mestre, Jesus.
Jerusalém, vou descansar, às margens do rio.
Na cidade, cidade de luz.

João viu os Santos louvando ao Senhor.
Digno é o Cordeiro de honra e louvor.
Não viu mais noite, nem escuridão,
Pois o próprio Mestre ilumina Sião.
Perto está o dia em que subirei
E no lar de paz eu morarei.
Eu quero ir pra este lugar, Jerusalém!

Jerusalém, vou caminhar nas ruas de ouro.
Irei abraçar o meu Mestre, Jesus.
Jerusalém, vou descansar, às margens do rio.
Na cidade, cidade de luz.

Jerusalém, Jerusalém!

Hosana nas alturas.
Hosana pra sempre! Jerusalém!

Jerusalém, vou caminhar nas ruas de ouro.
Irei abraçar o meu Mestre, Jesus.
Jerusalém, vou descansar, às margens do rio.
Na cidade, cidade de luz.

sábado, 21 de agosto de 2010

Repousarás seguro

"E TERÁS CONFIANÇA PORQUE HAVERÁ ESPERANÇA; OLHARÁS AO REDOR DE TI E REPOUSARÁS SEGURO."

(Jó 11:18)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Faz Chover

Algumas músicas marcam a vida da gente. Esta eu ouvi em um culto de pôr-do-sol na casa da tia Do Carmo (em Campo Grande), há muitos anos atrás, na companhia de minha família e muitos amigos. Dentre eles, estava o César Palácios (Caverna) responsável pela escolha das músicas de louvor e hoje pai de três garotões e esposo da querida Laiza.

Ouvi naquele início de sábado e hoje me veio a letra na mente, como se tudo isso tivesse acontecido há poucos instantes. Linda letra! Compensa ouvir e cantar!

Composição: Fernandinho
Interpretação: David Quinlan com participação de Ana Paula Valadão

Assim como a corça anseia por água como terra seca precisa da chuva.
Meu coração tem sede de ti Rei meu e Deus meu.
Assim como a corça anseia por água como terra seca precisa da chuva.
Meu coração tem sede de ti Rei meu e Deus meu.

Faz chover Senhor Jesus
derrama chuva neste lugar
Vem com teu rio Senhor Jesus
inundar o meu coração.

Assim como a corça anseia por água como terra seca precisa da chuva.
Meu coração tem sede de ti Rei meu e Deus meu.
Assim como a corça anseia por água como terra seca precisa da chuva.
Meu coração tem sede de ti Rei meu e Deus meu.

Faz chover Senhor Jesus
derrama chuva neste lugar
Vem com teu rio Senhor Jesus
inundar o meu coração

Promessa para o justo

Meu verso bíblico favorito:

"FUI MOÇO E AGORA SOU VELHO. CONTUDO, NUNCA VI DESAMPARADO O JUSTO, NEM A SUA DESCENDÊNCIA A MENDIGAR O PÃO."

(Davi - Salmo 37:25)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Poder do Abraço

Esta fotografia ilustrou há algum tempo um artigo intitulado "Abraço Salvador".

Este artigo, contava-nos a miraculosa sobrevivência de gêmeas prematuras que, após nascerem, permaneceram em incubadoras separadas. Uma delas, porém, não tinha esperança de vida e então, a chefe das enfermeiras decidiu contrariar as regras desse hospital e deixar as gêmeas juntas no mesmo berço.

Pode parecer incrível, mas a bebê que estava bem abraçou a sua irmãzinha doente e, graças à sua proximidade, ajudou a regular com o calor de seu corpo a temperatura e o pulso da irmã. Assim, conseguiu restabelecer o ritmo cardíaco da irmã e ela sobreviveu.

Quão importante pode ser abraçar a quem amamos!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Liberdade

"LIBERDADE - PALAVRA QUE O SONHO HUMANO ALIMENTA.
NÃO HÁ NINGUÉM QUE EXPLIQUE.
NÃO HÁ NINGUÉM QUE NÃO ENTENDA."

(Cecíclia Meireles)

domingo, 15 de agosto de 2010

Ajudá-lo a levantar-se

"O HOMEM SÓ TEM O DIREITO DE OLHAR O OUTRO DE CIMA PARA BAIXO PARA AJUDÁ-LO A LEVANTAR-SE."

(Gabriel Garcia Marques)

sábado, 14 de agosto de 2010

Voar

"NÃO SE ARRASTE QUANDO SENTIR O IMPULSO DE VOAR..."

(Helen Keller)

Receita para ser feliz

Texto escrito por uma amiga muito especial e extraordinariamente criativa. A super advogada Tatiana Quevedo de Souza nunca perdeu a sensibilidade e cansou de ganhar concursos de redação em nossa cidade natal (Campo Grande/MS). Este texto foi vencedor de um concurso promovido pelo Jornal Âncora, publicado no mês de outubro de 2006.

Receita para ser Feliz

Receita? Como aquela que se escreve bem apressadamente num mísero papel de pão ou em qualquer guardanapo ao alcance, e depois se guarda, se acumula, nunca mais se vê?

Não. Penso que receita e felicidade constituem ideias oponíveis. Felicidade não é medida certa de alegria, sucesso, amor, conquista, perdão ou presentes. Também não é aquele ingrediente insubstituível, com modo de preparo sistemático e enfadonho, nem mesmo comporta um rendimento pré-definido.

Imagine:
400 gr de sabedoria
1 Kg de aplicações financeiras
200 ml de essência de saúde
1 xícara de chá de romantismo
2 pitadas de sossego
1 fatia light de férias
3 unidades de emprego
1 litro de comunhão diária
Cristianismo a gosto

Definitivamente não. Felicidade prescinde de receita, de quadro esquemático, de roteiro, de modelo. E, igualmente, não pode ser doada por uma vizinha, descoberta despropositadamente nas anotações da vovó, muito menos copiado do livro de um estranho.

E sabe por quê? Porque felicidade é uma obra pessoal; é praticamente a maior expressão da sua própria arte, algo que só você sabe como fazer isso por si mesmo. E ainda que família, amigos e irmãos teçam-lhe a melhor receita para a felicidade, em cujos ingredientes encontrem-se as heranças do Mestre, a esperança da segunda vinda, o apelo à propagação do evangelho entre outras bem-aventuranças, são seus princípios pessoais e aquelas verdades aprendidas durante a vida, os autênticos propulsores da tão sonhada felicidade.

Nesse vagar, considerando que as necessidades do gênero humano apresentam-se um tanto quanto individualizadas, inobstante esse fato passe até dispercebido, sua felicidade pode depender, por exemplo, da concretização de um casamento, da conclusão de seus estudos, da manutenção de sua casa, do temor e amor demonstratos por seus filhos, de uma convicência pacífica, de fé firme, de um progresso progressivo de salvação.

E sabe, uma eventual receita prá sua felicidade pode ser bastante comum, até mesmo simples, com ingredientes econômicos, modo de preparo rápido e rendimento suficiente para os dias em que você viver neste lugar. Mas note que mesmo rudimentar, a receita para que você seja feliz continua sendo algo que eu não poderia nem sonhar em descrever ou recomendar, e isso por duas sobejas razões.

A uma porque embora os homens transmitam suas experiências e preconizem a prevenção de males e infelicidade, só o Criador foi capaz de se manifestar, com propriedade, acerda da felicidade. Foi Ele quem teceu o princípio para que o homem caído pudesse ser feliz, mesmo neste lugar.

E, a duas, porque, como tenho dito anteriormente, não há receita para o que depende do intrínseco de cada um. Enquanto uns teimam em testar diferentes receitas a cada dia, outros, certamentes mais sábios, já dominaram seu paladar.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Já Nasceu de Novo Hoje?

Quando Jesus Cristo afirmou a Nicodemos que este precisava nascer de novo, estava dizendo que devia abrir mão de toda a teologia que havia aprendido até ali. Devia esquecer que pertencia a um povo que se imaginava especial e parar de olhar para os pecadores com desprezo.

Isso vale também pra nós, cristãos. Dentro ou fora da igreja, seja ela qual for, estamos todos na mesma situação. Para que possamos ser salvos, devemos abrir mão de todas as nossas certezas e convicções e permitir que Deus nos conduza.

A cada minuto do dia, precisamos admitir que do nosso jeito não funciona e que da maneira que Deus sugere é melhor. Se não admitirmos sempre total ignorância, nunca poderemos ser totalmente guiados por Deus.

(Escrito pelo meu pai há alguns anos atrás)

Campo Grande


Olá!

Nessas alturas já devo ter chegado a minha terra natal: Campo Grande (capital do Mato Grosso do SUL), Cidade Morena como é carinhosamente chamada... terra dos mais lindos pores-do-sol, cidade das árvores, das aves, do canto dos pássaros, das avenidas largas, do ronco das caminhonetes, da música sertaneja e do rock, do sobá, da linguiça de maracajú, da sopa paraguaia, da comidinha da mãe, da vó, da sexta jovem, da feira-central, dos japoneses, dos árabes, dos índios, paraguaios... e de todo mundo junto... terra do meu povo que me faz quase morrer de tanta saudade...

To chegando!

Mais daqui uns dias eu já estou de volta na terra que escolhi viver ao lado do meu GRANDE Amor: Santa e Bela Catarina =)

Deixei alguns posts programados e, se eu conseguir, escrevo mais coisas pra vocês.

Super beijo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Perdão

"PERDOAR É ASSUMIR O PREJUÍZO,
É LIBERTAR O OUTRO,
É DEIXAR IR LIVRE O IRMÃO,
É LIBERTAR-SE DA AMARGURA E DO RESSENTIMENTO"

(Augusto Cézar)

A Lista

Esse é meio "deprê", mas acredito ser uma boa reflexão.

Música de Oswaldo Montenegro.

"Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás

Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar


Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar

Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora

Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora

Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender

Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber

Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer

Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você

Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver

Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Prato Feito

"POR PREGUIÇA OU COMODIDADE, MUITOS PREFEREM UM PRATO FEITO."

(Wilson de Almeida)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sonhos inevitáveis

"No começo, muitos de nossos sonhos parecem impossíveis,
para logo parecerem apenas improváveis e,
no final - quando usamos plenamente a nossa vontade -
os tornamos inevitáveis."

(Christopher Reeve - 1952/2004)

Sonho de Deus

Essa eu "desenterrei" do arquivo de 2004. Pra ser mais exata: 14 de janeiro de 2004. Lembro que eu estava no estúdio da Rádio Novo Tempo em Campo Grande, quando ouvi a notícia e decidi escrever a reflexão. É antiguinha, mas achei que valia a pena compartilhar com vocês =)

Fábrica japonesa cria máquina para planejar sonhos

É isso mesmo!

Pra você que não quer acreditar no que seus olhos estão lendo, a Companhia de Brinquedos Takara anunciou "hoje" (dia 14 de janeiro de 2004) em Tóquio a sua mais nova invenção: uma máquina que pode planejar o sonho. A engenhoca constitui-se em uma caixinha de 35 centímetros (foto) que deve ficar ao lado da cama de quem deseja controlar seus sonhos.

Conforme o fabricante, para sonhar com determinada pessoa, basta inserir sua foto no aparelho e gravar mensagem definindo que tipo de sonho deseja ter. O aparelho interferirá no sonho com a divulgação da mensagem e liberando aromas e sons agradáveis.

Claro que a empresa responsável adverte que nem todas as pessoas conseguem ter o sonho solicitado. A previsão é que a "máquina dos sonhos" chegue ao consumidor pelo valor equivalente a R$ 392,00.

Chega a ser engraçado, né?!

Mas sabe, muito melhor do que planejar os sonhos que você terá durante a noite, Deus já tem planejada sua vida inteira. A Palavra de Deus diz no Salmo 139:16 que os olhos de Deus viram o nosso corpo ainda informe; e no livro dEle todas as coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Este Salmo diz ainda, nos três primeiros versos, que o Senhor, nos sonda, e nos conhece. Ele sabe do nosso assentar e levantar; de longe Deus entende o nosso pensamento. Cerca o nosso andar, e o nosso deitar; e conhece todos os nossos caminhos.

Não existe qualquer lugar no mundo que nós não estejamos sob o olhar atento e cuidadoso de Deus, que não quer que nenhum mal nos aconteça.

E esse Deus tão maravilhoso, tão imenso, vê em você e em mim, o Seu maior sonho. Um sonho tão lindo que, apesar dos erros dos homens... apesar de grande parte da humanidade preferir a sua maneira ao invés de submeter-se a vontade de Deus; Jesus, o Filho de Deus, o Criador, preferiu morrer a deixar de sonhar com você e comigo.

E foi lá, na cruz do Calvário, que Jeus mostrou que o sonho apenas começou. Agora depende de você e de mim, das decisões que tomamos.... À vontade de quem nos submetemos.

Você é o sonho mais lindo de Deus! Acredite nisso e viva a vida conforme os planos de Deus. Submetendo-se à vontade dEle.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

É Melhor Arriscar

"É muito melhor arriscar grandes realizações,
mesmo expondo-se à derrota,
do que formar fila com os medíocres e fracos
que nem gozam muito, nem sofrem muito
porque vivem nessa penumbra cinzenta
que não conhece nem vitória, nem derrota."

(Segundo a internet, a autoria seria de Theodoro Roosevelt. Se alguém puder confirmar ou conhecer o verdadeiro autor, por favor, me mande uma mensagem =)

Quem quase vive já morreu

Meu irmãos e eu sempre gostamos muito de literatura, de poesia... Aliás, deve ter vindo no sangue já que meu pai, dentre suas muitas atividades (além de jornalista, radialista, cartunista, teólogo e quase advogado) tem o dom com as palavras - já foi redator, articulista e até poeta nas horas vagas.

Enfim, desde cedo, aprendemos a colecionar bons textos e, a partir de hoje, decidi compartilhar alguns com vocês. Pra começar um que o meu irmão descobriu (já faz muito tempo) e até fez uma comunidade no orkut sobre ele.

Além de ter sido muito bem escrito, este texto traz uma curiosidade sobre sua autoria que apresentarei após o texto. Segue abaixo:

Título Original: "Quase"

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase.

É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.

Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.

Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.

A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.

Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.

O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo.

De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

(Autoria atribuída a Luís Fernando Veríssimo, mas que ele mesmo diz ser de Sarah Westphal Batista da Silva, em sua coluna do dia 31/3/2005)

Mais sobre a autoria:

"O próprio Verissimo comenta em sua coluna n'O GLOBO de 31/3/2005: "Apareceu a autora do 'Quase', o texto que rola na internet atribuído a mim e que eu, relutantemente, tenho que repetir que não é meu. Ela se chama Sarah Westphal Batista da Silva, tem 21 anos, é de Florianópolis, escreveu o texto 'inspirada por um menino que não me namorou, mas quase...', mandou o texto por e-mail a várias amigas e dois anos depois teve a surpresa de vê-lo impresso com a minha assinatura. A Sarah está no quarto semestre de medicina mas sonha em largar a faculdade e começar a escrever. Olha aí, editores. Ela nem começou e já foi traduzida na França".

========================

2006 - "Disparado o escritor que mais "assina" textos que não são seus, Luis Fernando Verissimo já escreveu sobre o assunto. Numa crônica publicado pelo GLOBO no ano passado, Verissimo contou que estava sendo muito elogiado por um texto chamado "Quase", que ele não escrevera. No final da crônica, ele diz que foi incluído numa coletânea francesa dedicada a escritores brasileiros. "Eu estava entre Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e outros escolhidos, adivinha com que texto? Em francês ficou 'Presque'".

No ano passado, Verissimo descobriu que o autor de "Quase" é a universitária catarinense Sarah Westphal Batista da Silva, de 22 anos. Sarah escreveu o texto depois de levar um fora de um menino.

A escritora gaúcha Martha Medeiros também teve problemas com a internet. Ela descobriu que vários textos seus estavam circulando pela internet assinados por outras pessoas. Martha arrisca uma explicação para a propagação dos textos falsificados. Ela diz que as pessoas sempre gostaram de compartilhar quando leem algo que amam e ressalta que antes da internet isso
era mais difícil. "

domingo, 8 de agosto de 2010

Coração de Vidro

Hoje é Dia dos Pais! E como forma de homenagear o meu pai querido, mais uma vez, transcrevo um texto que aprecio muito, de autoria de Luís Camargo. Desde que o li pela primeira vez, em uma das atividades do Ensino Fundamental, o guardei como um grande desejo do meu coração. Aliás, conservo a página do livro ainda hoje:

Pai,
se o seu coração
fosse de vidro
eu podia ver
quando você chora por dentro
(só pra ninguém perceber).

Você é daquele tempo
em que Homem
não podia chorar, não é?

Pai,
quando eu vejo você triste
me dá uma vontade doida
de pegar você no colo
para fazer um cafuné.

Se eu fosse GRANDE
eu pegava você no colo
e levava você comigo
no mesmo barco

Eu ia no quintal, buscava dois baldes
e ajudava você
a jogar fora
toda essa tristeza
tão guardada.

Eu pegava você no colo...
(ou será que gente grande
não gosta de colo?)

sábado, 7 de agosto de 2010

De volta a ativa

Hoje aconteceu algo realmente especial.

Durante o intervalo do culto na Igreja Adventista do Estreito (Florianópolis/SC), alguém me perguntou se eu tinha um Blog. A princípio, pensei que ela estivesse falando sobre o Blog do meu amado Daniel. Porém, ela me explicou que se referia ao meu Blog mesmo... o Ellen Ramos Insite.

Fiquei feliz e ao mesmo tempo sem jeito, pois fazia muito tempo que não publicava nada.

Porém, as palavras da querida irmã e também blogueira Cida Kuntze me encheram de ânimo. Tanto que estou na frente do computador desde as 14:00 horas e não consigo parar de escrever. Mudei o visual do Blog, organizei conteúdos, conclui alguns posts que estavam apenas rascunhados e já programei até um post para amanhã em homenagem ao Dia dos Pais.

Agradeço a Cida pelo apoio e peço a Deus que me ajude nesse ministério e que esse trabalho possa fazer a diferença na vida de alguém (a começar pela minha =).

Um grande abraço!

Pai Brincalhão

Todo mundo diz que Deus é pai.
Mas que tipo de pai será que Deus é na realidade?
Pai sério, sisudão?
Pai beato, santarrão?
Pai nervoso, ameaçador?
Acho que nenhuma dessas opções...

Pra mim, o tipo de pai que Deus é ... é parecido com esse das fotos: brincalhão, gente boa, amoroso.

Deus é um pai legal. Pode acreditar!
Sabe por que eu digo?

Porque o Evangelho diz que no reino de Deus, adulto não entra.
Está escrito: "Se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira alguma entrarão no reino de Deus".

Deus é pai do tipo que gosta de crianças!

Quantas vezes algum adulto,
(desses que não vão nem poder entrar Lá),
Já deve ter dito pra você:
" - Você parece criança..."
" - Você não leva Deus a sério!"
" - Você está brincando com Deus..."
Não importa, Deus prefere você assim: cheio de "criancice".

E não tenha dúvida, Deus é parecido com o pai brincalhão das fotos e amoroso para com seus filhos.

Salmo 103:8-13:
8 - O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso.
9 - Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre.
10 - O Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades.
11 - Assim como é grande a distância entre o céu e aterra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.
12 - Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim Ele afasta de nós os nossos pecados.
13 - Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem.

Frases e Versos

"UM HOMEM PODE ESTAR CAÍDO, MAS NUNCA FORA DE COMBATE."

"Levanta-te e resplandece"
(Isaías 60:1)